Maranhão destaca potencial turístico e cultural na Galeria Visit Brasil em Paris

Estado fortalece presença no mercado europeu ao destacar experiências em turismo sustentável.
Maranhão destaca potencial turístico e cultural na Galeria Visit Brasil em Paris
Maranhão fortaleceu presença no mercado europeu (Foto: Divulgação)

O Maranhão marcou presença de destaque no encerramento da Galeria Visit Brasil (GVB), realizada em Paris, com a roda de conversa “Salvaguarda e Turismo”, promovida no dia 30 de abril. O encontro colocou em debate temas como preservação, sustentabilidade e aproveitamento econômico de bens reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco, com foco em três símbolos maranhenses: o Centro Histórico de São Luís (Patrimônio Cultural), o Bumba Meu Boi (Patrimônio Imaterial) e os Lençóis Maranhenses (Patrimônio Natural).

O evento reuniu nomes importantes, como o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o diplomata Bruno Miranda Zétola, conselheiro da delegação brasileira junto à Unesco, e Peter Debrine, executivo sênior da organização para Turismo Sustentável.

Turismo comunitário e desenvolvimento sustentável

Durante a roda de conversa, Mauro Borralho destacou o trabalho realizado pelo Sebrae em parceria com a Embratur, governos estadual e municipal, e empreendedores maranhenses para fortalecer o turismo sustentável. Um dos destaques foi a experiência da comunidade Bar da Hora, em Barreirinhas, que se tornou referência em turismo comunitário na região dos Lençóis Maranhenses.

“Participamos da Galeria Visit Brasil apresentando os principais patrimônios do Maranhão. Com a Unesco, discutimos boas práticas em turismo sustentável e mostramos o potencial de geração de negócios para pequenos empreendedores do setor”, ressaltou Borralho.

Além da agenda técnica, o Sebrae também apoiou a participação de dois empresários maranhenses, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-MA). Representantes das empresas Enjoy Maranhão (São Luís) e Atins Charm Chalé (Lençóis Maranhenses) participaram do evento.

Presença maranhense e promoção internacional

A participação do Maranhão começou já na abertura da GVB, no dia 26, com apresentação do Bumba Meu Boi e coquetel promovido pela Setur-MA. A secretária Socorro Araújo representou o governo estadual e destacou a importância da promoção internacional dos destinos maranhenses.

“A presença da Setur-MA no evento reforça o compromisso do governador Carlos Brandão com a inserção do Maranhão em mercados estratégicos. Divulgar nossos destinos internacionalmente desperta o interesse de turistas franceses, especialmente os que valorizam cultura, ecoturismo e história”, afirmou a secretária.

A comitiva maranhense também contou com equipes das áreas de marketing, comunicação e gestão, com o objetivo de estabelecer conexões com o trade turístico europeu e divulgar os atrativos do estado.

Uma viagem pelo Brasil na França

Com o tema “Uma viagem ilustrada aos patrimônios da Unesco no Brasil”, a Galeria Visit Brasil ofereceu uma imersão sensorial e interativa pelos 32 patrimônios reconhecidos no país, promovendo sons, imagens e experiências que conectam o público europeu à diversidade brasileira.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa foi fundamental para aproximar Brasil e França em torno da cultura. “O mercado francês tem grande importância para o nosso turismo. Esta edição evidenciou um Brasil plural, com destinos ainda pouco conhecidos pelos franceses, mas repletos de potencial”, afirmou.

A GVB Paris foi realizada pela Embratur e Sebrae, com apoio da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Embaixada do Brasil em Paris, Instituto Guimarães Rosa (MRE), governos da Bahia, Maranhão e Piauí, além das prefeituras de Salvador e Niterói.

Com informações do Sebrae