Mutirão de laqueadura beneficia mulheres em São Luís e Paço do Lumiar

A iniciativa busca reduzir a fila de espera para o procedimento, garantindo acesso rápido e seguro ao método contraceptivo definitivo.
Mutirão de laqueadura beneficia mulheres em São Luís e Paço do Lumiar
A iniciativa busca reduzir a fila de espera para o procedimento (Foto: Divulgação)

Mulheres que aguardavam pelo procedimento de laqueadura tubária estão sendo atendidas por um mutirão promovido pelo governo do Maranhão. A ação, que faz parte do programa “Cirurgia – Aqui a Fila Anda”, começou nesta segunda-feira (31) e, nesta semana, contemplou 14 pacientes — oito na Maternidade de Paço do Lumiar e seis na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís.

A iniciativa busca reduzir a fila de espera para o procedimento, garantindo acesso rápido e seguro ao método contraceptivo definitivo. Segundo Rafael Bonfim, diretor da MaterniMutirão de laqueadura beneficia mulheres em São Luís e Paço do Lumiar

dade de Paço do Lumiar, a demanda pelo serviço é grande e o mutirão representa um avanço no planejamento familiar. “Essa é uma oportunidade incrível para mulheres que há muito tempo esperam por esse momento”, afirmou.

O mutirão continuará ao longo do ano, com cirurgias programadas para todas as segundas-feiras. No dia 7 de abril, mais oito pacientes passarão pelo procedimento. As cirurgias acontecem sem interferir nos atendimentos eletivos já agendados.

Planejamento familiar e histórias de quem foi atendido

A laqueadura tubária é um método contraceptivo definitivo para mulheres que desejam interromper a fertilidade. Entre as beneficiadas pelo mutirão, Márcia Gardênia dos Anjos, de 34 anos, mãe de cinco filhos, celebrou a oportunidade. “É uma realização para mim. Meus filhos têm 11, 9, 7, 4 e 2 anos, e agora tenho essa chance”, disse.

Leandro Moraes, marido de Jéssica Moraes, também destacou a importância da ação. “Com o mutirão, conseguimos antecipar o procedimento. Somos gratos ao governo por essa oportunidade”, afirmou.

Atendimento nas maternidades

Além do mutirão, as maternidades seguem com seus serviços regulares. A Maternidade de Paço do Lumiar registrou 39.442 atendimentos entre janeiro e março deste ano, incluindo pré-natal, triagem neonatal e serviços de urgência e emergência.

Já a Maternidade Nossa Senhora da Penha realizou 29.927 atendimentos no mesmo período, oferecendo suporte completo para gestantes, incluindo casos de alto risco, com assistência de uma equipe multidisciplinar.

Com informações da SES