O município de Barreirinhas foi palco de um importante passo para o fortalecimento regional no Maranhão. Durante o seminário “Ações em Movimento”, promovido pelo Sebrae Maranhão, foi oficializada a criação da Agência Regional de Desenvolvimento AgeLíder Lençóis, Munim & Delta — iniciativa que busca articular projetos estratégicos voltados ao turismo, agronegócio e infraestrutura em toda a região.
O evento reuniu representantes de prefeituras, órgãos públicos, lideranças comunitárias e empreendedores locais. A nova agência nasce como fruto do Programa LÍDER Lençóis Maranhenses, criado em 2018 para promover o desenvolvimento sustentável e integrado entre os municípios da região.
Aliança entre municípios e foco em ações práticas
Segundo David Amorim, gerente do Sebrae na região do Lençóis-Munim, a AgeLíder representa uma continuidade prática das propostas desenhadas nos últimos anos com apoio do programa Territórios Empreendedores. “Estamos saindo da fase de planejamento e entrando na fase de transformação. A criação da agência é uma estratégia para garantir que os projetos saiam do papel e cheguem à população”, destacou.
Para José Maria, presidente da AgeLíder, a articulação entre os municípios será essencial para enfrentar desafios comuns e buscar soluções conjuntas. “Estamos conectando lideranças que foram capacitadas dentro do Programa LÍDER com outras instituições públicas e privadas. A agência será um instrumento para tirar as ideias do papel e criar impacto real no território”, afirmou.
Turismo, campo e infraestrutura como eixos prioritários
A nova agência atuará com base em três frentes: negócios do campo, infraestrutura e turismo, aproveitando o potencial já consolidado em municípios como Barreirinhas e estendendo as ações para outras cidades do entorno. A proposta é equilibrar o desenvolvimento, ampliando oportunidades e fomentando a economia em toda a região dos Lençóis, Munim e Delta.
Israel Diniz, um dos integrantes do Programa LÍDER, reforçou que a formalização da agência representa um avanço importante. “Queremos que o crescimento chegue a todas as cidades. Para isso, é preciso integração, planejamento e execução. A AgeLíder é o instrumento que faltava para isso se tornar realidade.”
Construção coletiva e acompanhamento contínuo
A ação integra a metodologia do programa Territórios Empreendedores, do Sebrae, que está na fase de implementação e monitoramento de agendas de desenvolvimento. De acordo com Shamia Renata, coordenadora do projeto, os próximos passos envolvem acompanhar a execução das ações previstas e garantir que elas gerem impacto. “A partir de agora, a agência passa a ser protagonista na execução dessa agenda estratégica construída a muitas mãos. O nosso papel é apoiar e monitorar para que os resultados sejam efetivos.”
Integração além do turismo centralizado
A presidente da Instância de Governança Regional Munim, Sandra Vieira, defendeu que o desenvolvimento precisa ir além dos polos turísticos mais estruturados. “Barreirinhas já tem um planejamento consolidado, mas precisamos estender isso para os outros municípios. A nova agência permite pensar o território como um todo, valorizando suas múltiplas potencialidades”, afirmou.
Com a criação da AgeLíder Lençóis, Munim & Delta, a expectativa é que a região avance de forma coordenada, aproveitando suas vocações e unindo forças para gerar crescimento econômico, inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população local.
Com informações do Sebrae