Núbia leva o reggae maranhense ao Prêmio da Música Brasileira

Artista é destaque com álbum que exalta vivências e sonoridades da Jamaica brasileira
Núbia leva o reggae maranhense ao Prêmio da Música Brasileira
Núbia é destaque com álbum que exalta vivências e sonoridades da Jamaica brasileira (Foto: Divulgação)

A força do reggae maranhense ecoou alto na cena musical brasileira: a cantora e compositora Núbia foi indicada em duas categorias do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025, uma das mais importantes premiações do país. A cerimônia que anunciou os indicados foi realizada na noite da última quarta-feira (9), no Museu de Arte de São Paulo (MASP), reunindo grandes nomes da música nacional.

Núbia concorre na categoria “Reggae”, ao lado de artistas como Armandinho, Dasplanta, Mukambu e Planta & Raiz — sendo a única mulher entre os indicados. Já na categoria “Lançamento de Reggae”, a maranhense disputa com a faixa “Sabores”, parte do álbum de mesmo nome, lançado em 2024 e produzido por Sandoval Filho.

“Foi algo muito especial e surpreendente. Esse álbum é muito importante pra mim, pois ele carrega muitas coisas minhas e de nós, maranhenses. Estou muito feliz e grata por tudo”, declarou Núbia nas redes sociais, logo após o anúncio das indicações.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


🌿 “Sabores”: raízes, vivências e identidade em forma de som

O álbum “Sabores”, primeiro trabalho de estúdio da artista, explora as múltiplas camadas do reggae — gênero que pulsa fortemente na identidade sonora do Maranhão — com diálogos abertos com outras vertentes da música jamaicana e influências regionais. Nas letras e arranjos, Núbia aborda temas como gênero, negritude, afetos, sexualidade e os atravessamentos que a moldaram como artista e mulher preta nordestina.

“A faixa, assim como o álbum, abordam, tanto na linguagem musical quanto nas letras, metáforas que trazem os atravessamentos que eu passei ao longo dos anos. Traduz esses sabores advindos dessas relações em música”, afirma Núbia.

O disco está disponível em todas as plataformas de streaming e conta com colaborações especiais. Em “Cartas a uma negra”, Núbia divide os vocais com Célia Sampaio, ícone do reggae nacional. Já a potente “Risca” traz a presença da cantora e MC Pantera Black, que também assina a composição.

A faixa “Sabores” ganhou ainda um videoclipe com direção de Jonas Sakamoto, disponível no YouTube:
🎥 Assista ao clipe de “Sabores”
🎧 Ouça o álbum completo no Spotify
📲 Siga Núbia no Instagram


🏆 Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira: tradição e renovação

Criado em 1987 pelo produtor José Maurício Machline, o Prêmio da Música Brasileira chega à sua 32ª edição, agora com o patrocínio do BTG Pactual, que dá nome à premiação em 2025. Ao longo de sua história, mais de 1.500 artistas já foram reconhecidos, celebrando a diversidade e a excelência da música feita no Brasil.

Este ano, o prêmio conta com 18 categorias. Além de Núbia, outro nome maranhense também brilha entre os indicados: Alcione, concorrendo nas categorias “Samba” e “Lançamento de Samba”, com a faixa “Marra de Feroz”.