A recuperação da MA-014, entre Vitória do Mearim e Santeiro, na Baixada Maranhense, será acelerada com o aumento do número de equipes de trabalho. O trecho, que vinha recebendo manutenções regulares, sofreu desgastes devido ao aumento no fluxo de veículos, causado pela interdição de uma ponte na BR-316, entre Bom Jardim e Santa Inês.
A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira, nesta sexta-feira (7), após determinação do governador Carlos Brandão.
Agora, 12 equipes atuarão simultaneamente para garantir maior segurança e melhores condições de trafegabilidade. A previsão é que o serviço seja concluído em até 40 dias.
Projeto de Federalização da MA-014
A rodovia estadual pode se tornar uma BR, pois apresenta características compatíveis com vias federais. O projeto de federalização está em discussão com o Ministério dos Transportes desde 2024. Enquanto a definição não acontece, medidas emergenciais seguem em andamento para reduzir os impactos no trecho.
Infraestrutura na Baixada Maranhense
A recuperação da MA-014 faz parte de um conjunto de melhorias na infraestrutura da Baixada Maranhense. Outras iniciativas em andamento incluem:
- Pavimentação e melhoria da MA-211, conectando Bequimão a Central do Maranhão;
- Construção da estrada entre Bequimão e São Bento (28 km);
- Pavimentação da Estrada do Afoga (18 km na MA-339), ligando Anajatuba ao povoado Afoga;
- Obras da Travessia da Baixada, que conectará Anajatuba a São João Batista;
- Melhoria nos serviços de ferryboat, com ampliação de embarcações e construção de rampas;
- Pavimentação de 19 km no Caminho dos Poetas, ligando Guimarães à Praia de Araoca.