Nesta quinta-feira (6), o ministro do Esporte, André Fufuca, visitou o Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro, em São Luís, para assinar o termo de retomada das obras.
A reforma e ampliação do local é aguardada há 10 anos pela população. Trata-se de uma parceria entre o governo federal e o governo do Maranhão.
A principal atração do complexo é a única piscina olímpica pública do Maranhão. Com a reforma, o espaço estará apto a receber grandes competições nacionais e internacionais.
O governador Carlos Brandão destacou a importância da revitalização para os jovens atletas e a descoberta de novos talentos.
“São duas piscinas no complexo aquático. Vamos revitalizá-lo, para permitir que o jovem possa praticar esporte, fazer olimpíada, tanto estadual, como nacional e internacional. É uma piscina olímpica, de padrão internacional. É mais um esporte que estamos resgatando, e dando oportunidade aos jovens e à descoberta de novos talentos, para que a gente possa fortalecer o esporte aquático”, ressaltou.
O projeto inclui duas piscinas: uma olímpica e uma de salto. Os serviços de reforma abrangem desde terraplanagem e fundações até a instalação de sistemas de filtração, drenagem e iluminação. Arquibancadas com cobertura metálica e vestiários modernos também serão construídos.
O prazo de execução é de 12 meses, e a conclusão das obras trará de volta um importante equipamento esportivo para os atletas de natação do Maranhão.
O presidente da Federação Maranhão de Desportos Aquáticos, Alexandre Nina, comemorou a retomada das obras, ressaltando o impacto positivo para os esportes aquáticos no estado.