a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) apreenderam mais de 2.200 litros de agrotóxicos adulterados, em uma operação na zona rural de Pastos Bons e Paraibano.
A ação visa combater a falsificação, fracionamento e adulteração de agrotóxicos, práticas que podem ter consequências graves para a saúde humana e o meio ambiente.
Alerta da Aged-MA
A diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, Rejane Valéria Costa, destacou que o comércio e uso de agrotóxicos devem seguir a legislação federal e estadual.
“Agrotóxicos precisam ser cadastrados na agência. Os estabelecimentos comerciais devem solicitar registro na Aged, seguindo todos os protocolos exigidos pela legislação,” explicou.
Rejane acrescentou que a fiscalização do uso em propriedades e do comércio é uma atribuição da Aged, com ações rotineiras em todo o estado. Além de expedir autos de infração, a agência realiza um trabalho de educação sanitária, prestando informações e orientando sobre o manuseio correto e seguro dos agrotóxicos, assim como a devolução das embalagens vazias.
Operação de fiscalização
A operação foi dividida em duas frentes de fiscalização com o apoio das Unidades Regionais de São João dos Patos, Pedreiras e Barra do Corda, e do 35º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (BPM).
A primeira equipe fiscalizou uma propriedade na zona rural de Pastos Bons, onde foram encontrados 20 tambores de 20 litros de herbicida. O proprietário afirmou que parte do produto era para uso próprio e parte para venda. Sem o registro necessário, ele foi autuado, e 10 embalagens de 20 litros foram apreendidas.
A segunda equipe verificou um estabelecimento comercial de rações e produtos agropecuários em Paraibano, constatando a falta de registro junto à Aged. Durante a fiscalização, as equipes descobriram um depósito na zona urbana da cidade contendo uma grande quantidade de agrotóxicos fracionados e reembalados. O proprietário foi autuado e 1.689 litros e 77,5 kg de agrotóxicos foram apreendidos.
Consequências da adulteração
A Aged-MA alerta que a falsificação e adulteração de agrotóxicos têm consequências graves para a saúde pública e o meio ambiente. Produtos sem registro e manipulados irregularmente podem causar danos irreparáveis.
Essa ação reforça a importância da fiscalização rigorosa e do cumprimento da legislação para garantir a segurança e a saúde da população e do meio ambiente.