Polícia desmonta esquema de golpes pelo WhatsApp em Imperatriz

Os alvos da operação foram detentos de uma Unidade Prisional em Imperatriz, na região Tocantina.
Polícia desmonta esquema de golpes pelo WhatsApp em Imperatriz
Detentos aplicavam golpes de dentro da Unidade Prisional em Imperatriz (Foto: Reprodução)

Na manhã desta quarta-feira (29), a Polícia Civil do Maranhão realizou uma força-tarefa para cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes utilizando o WhatsApp. Os alvos da operação foram detentos de uma Unidade Prisional em Imperatriz, na região Tocantina.

Investigação e denúncias

As investigações começaram após várias vítimas relatarem à polícia que haviam caído em golpes conhecidos como “troquei de número” ou “mamãe troquei de número”.

Os criminosos utilizavam perfis falsos no aplicativo, fingindo ser parentes das vítimas e informando um novo número de telefone. Em seguida, pediam transferências de dinheiro, e as vítimas, acreditando estarem ajudando seus familiares, realizavam os pagamentos.

Ação da polícia

Com base nas denúncias, o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) iniciou uma investigação que revelou a ligação dos golpes com indivíduos encarcerados na Unidade Prisional da região Tocantina.

Diante disso, foram representados mandados de busca e apreensão na unidade.

Cumprimento dos mandados

A operação contou com o apoio da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, da Direção da Unidade Prisional e do Grupo de Operações Prisionais (GEOP).

Durante a ação, foram apreendidos rádios comunicadores, balaclavas, objetos roubados e celulares que os criminosos tentaram esconder. Também foi determinado o bloqueio de valores em contas dos investigados.

Orientações da polícia

O Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos orienta que as pessoas sempre confirmem a identidade de quem está por trás de um perfil digital.

Em caso de dúvida, a polícia recomenda não clicar em links suspeitos e evitar realizar operações bancárias sem verificar a autenticidade da solicitação.