Polícia Federal desmantela fraude milionária contra o INSS em São Luís

Golpe consistia em realizar provas de vida, renovar senhas bancárias e receber os pagamentos mensais.
Polícia Federal desmantela fraude milionária contra o INSS em São Luís
Polícia Federal cumpriu mandados em São Luís e São José de Ribamar (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou a operação Mandatum nesta quarta-feira (5) nas cidades de São Luís e São José de Ribamar, visando combater um grupo criminoso especializado em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Modus operandi da fraude

De acordo com a PF, o esquema consistia na falsificação de atestados médicos para cadastrar procuradores de titulares de benefícios previdenciários e assistenciais, possivelmente falecidos. O objetivo era realizar provas de vida, renovar senhas bancárias e, posteriormente, receber os pagamentos mensais.

Ação policial

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação. A quadrilha, por meio do pagamento de 43 benefícios inicialmente identificados, causou um prejuízo estimado de R$ 2,6 milhões aos cofres públicos.

Projeção de economia

A futura suspensão dos benefícios pode gerar uma economia de R$ 6,3 milhões, considerando a expectativa de sobrevida informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). No entanto, a Polícia Federal ressalta que esses valores podem ser ainda maiores após a análise dos materiais apreendidos.

As investigações terão continuidade para esclarecer todas as circunstâncias do crime e identificar outros possíveis envolvidos. Na operação desta quarta, 5, ninguém foi preso.