A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava Tocantins e Maranhão, foi implodida e uma nova será construída no mesmo local. A nova estrutura contará com um sistema de monitoramento para deformações e vibrações, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Detalhes do projeto
A previsão é de que a nova ponte seja concluída até o final de 2025, coincidindo com um ano após o desabamento que resultou em 14 mortes e três desaparecimentos.
O monitoramento será realizado remotamente, mas o local da central ainda não foi definido. Este é um projeto piloto e poderá ser expandido para outras obras no futuro.
Processo de construção
Para a nova ponte ser construída, as partes remanescentes da antiga estrutura tiveram que ser implodidas no último domingo (2). A operação, que utilizou 250 kg de explosivos, durou menos de 15 segundos.
Máquinas já estão trabalhando na remoção dos entulhos, que somam 7,5 mil toneladas de concreto, asfalto e estrutura metálica. A técnica de fragmentação mecanizada será utilizada para limpar a área.
Um consórcio formado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitadas foi contratado pelo Dnit para a reconstrução da ponte, com um valor total do contrato de R$ 171.969.000. As obras terão início após a retirada do concreto remanescente.
Tragédia em 2024
A ponte desabou no dia 22 de dezembro de 2024, às 14h50, ligando as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). No momento do desabamento, duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pela estrutura.
Três caminhões transportavam ácido sulfúrico e agrotóxicos. A Polícia Federal está investigando a responsabilidade pela queda.
Conforme a Marinha, 14 pessoas morreram e três estão desaparecidas. Um homem de 36 anos foi o único sobrevivente. Veja a lista das vítimas:
- Lorranny Sidrone de Jesus, 11 anos
- Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos
- Lorena Ribeiro Rodrigues, 25 anos
- Ansio Padilha Soares, 43 anos
- Silvana dos Santos Rocha, 53 anos
- Andreia Maria de Sousa, 45 anos
- Elisangela Santos das Chagas, 50 anos
- Alison Gomes Carneiro, 57 anos
- Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos
- Cássia de Sousa Tavares, 34 anos
- Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos
- Beroaldo dos Santos, 56 anos
- Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos
- Marçon Gley Ferreira, 42 anos
- Salmon Alves Santos, 65 anos (desaparecido)
- Felipe Giuvannucci Ribeiro, 10 anos (desaparecido)
- Gessimar Ferreira, 38 anos (desaparecido)
Com informações de Stefani Cavalcante, g1 Tocantins