Preso ex-prefeito de Santa Inês condenado por estupro, após sentença confirmada

A prisão aconteceu em Nova Olinda, onde ele atuava como médico após deixar a política.
Preso ex-prefeito de Santa Inês condenado por estupro
José Ribamar da Costa Alves, de 70 anos, foi preso na noite desta quinta-feira, 22 (Foto: Reprodução / Arquivo)

O ex-prefeito de Santa Inês e ex-deputado federal José Ribamar da Costa Alves, de 70 anos, foi preso na noite desta quarta-feira (22), em Nova Olinda. Ribamar, que atualmente atuava como médico na região, foi condenado a oito anos de prisão pelo crime de estupro, ocorrido em 2016, durante seu último ano como gestor municipal.

A sentença havia sido determinada desde 2022, mas o ex-prefeito recorria em liberdade. Com o recurso negado, a Justiça expediu o mandado de prisão, cumprido por equipes da Delegacia Regional de Santa Inês.

O crime envolveu uma jovem de 18 anos, integrante de um projeto missionário da igreja Adventista. Ela estava na cidade vendendo livros para custear seus estudos quando foi atraída pelo então prefeito até sua residência, sob promessa de uma compra generosa. Segundo a denúncia, após a vítima recusar uma proposta para manter relações sexuais, ela foi levada contra a vontade até um motel, onde ocorreu o abuso. Um laudo pericial confirmou os sinais do crime.

Em sua defesa, Ribamar Alves admitiu o ato sexual, mas alegou que foi consensual — tese que não convenceu o Judiciário. A sentença apontou que ele se aproveitou da condição de superioridade física, psicológica e de sua influência política para coagir a jovem.

Após ser capturado, o ex-prefeito foi encaminhado ao sistema prisional de Santa Inês, onde está à disposição da Justiça.