Protótipos da TV 3.0 são apresentados durante o NAB Show 2025, em Las Vegas

Padrão promete transformar a experiência televisiva com som imersivo, imagem em 4K e integração com a internet.
Protótipos da TV 3.0 são apresentados durante o NAB Show 2025, em Las Vegas
Raymundo Barros e o secretário de Comunicação Social Eletrônica Wilson Diniz Wellisch (Foto: Divulgação)

O Brasil deu mais um passo rumo à próxima geração da televisão aberta. Durante o NAB Show 2025, em Las Vegas (EUA), o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch, participou neste domingo (6) da apresentação dos primeiros protótipos de antena e conversor da TV 3.0 — padrão que promete transformar a experiência televisiva com som imersivo, imagem em 4K e total integração com a internet.

O anúncio foi feito durante o painel “Status e Perspectivas do DTV+: Fórum SBTVD & Ministério das Comunicações”, conduzido por Raymundo Barros, coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). A entidade é responsável por desenvolver e consolidar a TV digital no país desde 2006.

Durante sua fala, Wellisch reforçou o compromisso do governo federal com a democratização da tecnologia: “Muita gente teme um aumento de custo para o consumidor, mas estamos trabalhando para garantir que isso não aconteça. Estamos estudando a entrega gratuita dos conversores para as famílias mais vulneráveis.”

Segundo Barros, o custo dos equipamentos tende a cair rapidamente. “A produção em larga escala reduz drasticamente o preço. Em menos de um ano, já devemos ver esses produtos muito mais acessíveis no mercado”, afirmou.

A TV 3.0 propõe um novo modelo de consumo: ao invés de canais numerados, os usuários acessarão aplicativos diretamente na TV, com oferta de conteúdos ao vivo e sob demanda. A implementação será gradativa, com início nas grandes cidades.

Além da apresentação técnica, a agenda do secretário Wellisch incluiu participação em palestras com especialistas da radiodifusão global e reuniões com representantes da América Latina e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

O NAB Show, que segue até quarta-feira (9), é o principal evento internacional do setor, reunindo mais de 160 países e as principais tendências tecnológicas em mídia e entretenimento.