Uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (4) pela Polícia Civil do Maranhão (PCMA) resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária contra integrantes de uma quadrilha especializada em estelionato, na cidade de Imperatriz, sul do Maranhão.
De acordo com o delegado Alex Coelho, responsável pela investigação, o grupo criminoso atua desde 2019 com fraudes eletrônicas e já teria obtido vantagens ilícitas milionárias nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Segundo o inquérito policial, os principais membros da organização residem nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, no Piauí, mas contam com ramificações nos três estados. A quadrilha funcionava de forma colaborativa, sem hierarquia rígida, e seu principal foco era a realização de empréstimos consignados fraudulentos, utilizando documentação falsificada.
Além dos empréstimos ilegais, há fortes indícios de que o grupo esteja envolvido em fraudes com milhas aéreas e seguros de vida.
Após o cumprimento dos mandados judiciais, os suspeitos foram encaminhados ao Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz. Após os procedimentos de praxe, foram transferidos para a Unidade Prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.
A investigação segue em curso, e novas prisões não estão descartadas.