As operações de remoção de veículos da Ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR-226 entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), seguem em ritmo acelerado nesta quarta-feira (22). A ação é coordenada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e deve ser concluída até o fim da semana.
Estabilização e monitoramento da estrutura
Técnicos do DNIT estão estabilizando a parte remanescente da ponte no lado de Aguiarnópolis, onde ainda se encontram caminhões e carros de passeio. A estrutura é monitorada dinamicamente, utilizando tecnologia que detecta pequenas movimentações para garantir a segurança das equipes.
“O monitoramento dinâmico permite ajustes no planejamento conforme necessário, garantindo a segurança da operação”, informou o DNIT.
Próximos passos
Após a estabilização, um caminhão será removido, seguido pelos demais veículos. A retirada é essencial para restabelecer a passagem na região e reconectar os estados.
Desafios e ações emergenciais
Um mês após o desabamento da ponte, três pessoas continuam desaparecidas. Caminhões carregados com ácido sulfúrico e agrotóxicos caíram no Rio Tocantins, complicando a operação de resgate devido à profundidade e vazão do rio.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a remoção das cargas de agrotóxicos poderá ser realizada somente após o período úmido, que vai até o fim de abril.
Investimentos e reconstrução
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) autorizou o repasse de R$792.968,00 para ações de resposta em Estreito (MA). A construção de acessos para balsas entre Aguiarnópolis e Estreito começou 24 dias após o desabamento, com um investimento de R$ 6,4 milhões.
O DNIT contratou uma empresa para construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins. A demolição das partes remanescentes da ponte atual está prevista para começar ainda em janeiro e durar cerca de um mês e meio.
Fases da construção da nova ponte
- Março a junho: Infraestrutura
- Abril a outubro: Pré-moldados ou pré-fabricados
- Abril a dezembro: Superestrutura
- Junho a setembro: Mesoestrutura
- Novembro a dezembro: Pavimentação e acabamentos
Vítimas localizadas e resgatadas
Desde o desabamento da ponte, 14 vítimas vítimas foram localizadas, incluindo Lorena Ribeiro Rodrigues (25 anos), Lorranny Sidrone de Jesus (11 anos), Kécio Francisco Santos Lopes (42 anos) e Andreia Maria de Souza (45 anos).
Confira os nomes das demais vítimas
Anisio Padilha Soares (43 anos);
Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos);
Elisangela Santos das Chagas (50 anos);
Rosimarina da Silva Carvalho (48 anos);
Alison Gomes Carneiro (57 anos);
Cássia de Sousa Tavares (34 anos);
Cecília Tavares Rodrigues (3 anos);
Beroaldo dos Santos (56 anos);
Marçon Glei Ferreira (42 anos) e
Alessandra do Socorro Ribeiro (40 anos).
Tragédia e investigação
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou sobre o Rio Tocantins na tarde de 22 de dezembro de 2024, devido ao colapso do vão central. O DNIT abriu uma sindicância para investigar as causas do desabamento e responsabilizar os envolvidos.
Uma sala de crise foi criada para monitorar a qualidade da água do rio Tocantins, com a participação de diversos órgãos ambientais.
A operação de remoção e as futuras construções são passos importantes para restaurar a conexão entre Maranhão e Tocantins, além de garantir a segurança e a infraestrutura da região.