Na última segunda-feira (12), o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, realizou a primeira trombectomia mecânica na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O procedimento, uma inovação no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, faz parte do programa “AVC – Cada Segundo Importa”, lançado em setembro de 2023 pelo governador Carlos Brandão.
Detalhes do Caso
A marisqueira Esmeraldina Oliveira da Silva Ferreira, de 49 anos, foi inicialmente atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. Após uma tomografia no Hospital da Ilha, foi confirmado o diagnóstico de AVC isquêmico.
Sem resposta à trombólise – tratamento medicamentoso para dissolver o coágulo – Esmeraldina foi encaminhada ao Hospital Dr. Carlos Macieira, onde foi submetida à trombectomia, técnica que remove o trombo e restaura o fluxo sanguíneo ao cérebro.
Depoimentos
Marinaldo Ferreira Reis, marido de Esmeraldina, destacou a rapidez e qualidade do atendimento: “Os profissionais estavam muito preparados. Graças a Deus, deu tudo certo e salvou a vida dela. Agora ela está consciente, mexendo as pernas e os dedos.”
Segundo Marinaldo, o casal estava a caminho de uma festa quando Esmeraldina começou a passar mal. “Ela ia subir na moto e veio me dizer que não estava bem. Já não entendia o que ela estava falando, e foi logo perdendo o equilíbrio. O atendimento foi excelente, tudo aconteceu na hora certa”, relatou.
Impacto e Avanços
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, enfatizou a importância do procedimento: “Estamos diminuindo significativamente as sequelas causadas pelo AVC. Esse avanço é uma demonstração de respeito pelo povo maranhense, investindo em ações que devolvem qualidade de vida.”
O diretor técnico do HCM, Luís Fernando Filho, ressaltou os benefícios do procedimento: “A população ganha de uma forma brilhante. Com a trombectomia, pacientes podem voltar à vida cotidiana, trabalhar e ficar sem sequelas ou com muito menos.”
Programa “AVC – Cada Segundo Importa”
O programa utiliza a ferramenta Join, que permite comunicação em tempo real entre médicos de UPAs e hospitais especializados, garantindo rápido encaminhamento e tratamento dentro do período ideal de até quatro horas.
Desde seu lançamento, mais de 630 casos foram atendidos, com 340 diagnósticos confirmados como AVC isquêmicos e 84 pacientes submetidos à trombólise.
Recentemente, o programa foi expandido para Bacabal e Codó, garantindo assistência ágil e eficaz aos casos de AVC nessas regiões.