A manhã desta terça-feira (27) foi marcada por uma operação da Polícia Civil do Maranhão, que desarticulou um esquema de tráfico de drogas que operava utilizando uma pizzaria como fachada em Imperatriz.
Ao todo, sete pessoas foram presas, sendo quatro em flagrante, após a apreensão de cocaína pronta para venda, maconha, armas de fogo e uma quantia significativa em dinheiro. Segundo os investigadores, o local servia para lavar dinheiro oriundo do tráfico e manter as atividades criminosas sob disfarce de comércio formal.
“O crime vem adotando cada vez mais a lógica de criar negócios para disfarçar o tráfico. Pizzarias, bares e restaurantes funcionam, muitas vezes, como pontos de comercialização de drogas, além de lavagem de dinheiro”, explicou o delegado Augusto Barros, superintendente da Seic.
A operação é fruto de uma investigação que apontou diversos endereços usados pela quadrilha, incluindo residências e estabelecimentos comerciais. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva.
A ofensiva policial integra a segunda fase da Operação Renorcrim, uma ação nacional contra o crime organizado, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. As diligências contaram com o apoio de equipes das delegacias regionais de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda, além da Guarda Municipal de Imperatriz e do Grupo de Resposta Tática (GRT).
Até o momento, parte dos investigados segue foragida. A polícia mantém as buscas para cumprir os mandados restantes.