A empresa Yara, do ramo de nutrição de plantas, anuncou o início da distribuição de fertilizantes no Maranhão utilizando caminhões movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito).
A iniciativa é uma parceria com a VirtuGNL, uma referência em logística focada na descarbonização de frotas, e visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes, além de oferecer tarifas de transporte mais competitivas.
Primeira Entrega
Nesta etapa inicial, aproximadamente 116 toneladas de fertilizantes, distribuídas em três carretas, serão entregues a um produtor de milho em Riachão, município que fica a 790 km de São Luís, onde está localizada a unidade da Yara no Maranhão.
Redução de Emissões
Os caminhões movidos a GNL conseguem reduzir em até 20% as emissões de gases de efeito estufa e em 90% a emissão de NOx e SOx, gases nocivos à saúde.
O acordo entre Yara e VirtuGNL prevê o transporte de 50.000 toneladas de fertilizantes por ano, contribuindo significativamente para a sustentabilidade ambiental.
Compromisso com a Sustentabilidade
De acordo com Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara Brasil, a empresa está focada em projetos logísticos que aumentem a produtividade e reduzam custos, sem abrir mão da sustentabilidade.
Alberto Rodrigues ainda destacou que a escolha por uma matriz de transporte mais eficiente e com menor impacto ambiental é essencial para o desenvolvimento do país.