Uber e iFood anunciam integração de serviços em resposta à crescente concorrência

A iniciativa marca uma resposta direta ao avanço de concorrentes internacionais no Brasil, como a chinesa Meituan,
Uber e iFood anunciam integração de serviços em resposta à crescente concorrência
A iniciativa marca uma resposta direta ao avanço de concorrentes internacionais no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)

Em um movimento estratégico para fortalecer sua atuação no Brasil, a Uber e o iFood anunciaram nesta quarta-feira (15) uma parceria que vai integrar os serviços de ambas as plataformas. A colaboração permitirá que usuários da Uber acessem, diretamente no app, pedidos de restaurantes, supermercados, farmácias e lojas de conveniência vinculados ao iFood. Da mesma forma, o app do iFood passará a oferecer a opção de solicitar corridas pela Uber.

A iniciativa marca uma resposta direta ao avanço de concorrentes internacionais no mercado brasileiro de mobilidade e delivery, como a chinesa Meituan — que anunciou investimento de US$ 1 bilhão para lançar o aplicativo Keeta — e a Didi Global, controladora da 99.

Apesar da integração, os programas de assinatura pagos de ambas as empresas seguirão inalterados por ora. No entanto, as companhias informaram que estudam iniciativas conjuntas nesse segmento no futuro.

“Atualmente, apenas metade dos usuários da Uber e do iFood utilizam os dois serviços. Essa integração tem o potencial de simplificar a experiência para milhões de consumidores, permitindo que combinem deslocamento e pedidos em uma única plataforma”, declarou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

Mercado brasileiro em foco

O Brasil figura entre os principais mercados da Uber ainda com potencial de crescimento no setor de entregas, ao lado da Turquia e da Índia. Ao invés de optar por uma aquisição direta — como a recente compra de participação majoritária na turca Trendyol Go —, a empresa norte-americana aposta na parceria com o iFood, líder absoluto do setor de delivery no país.

De acordo com dados divulgados, o iFood realiza mais de 120 milhões de pedidos por mês, por meio de uma rede que reúne cerca de 360 mil entregadores e 400 mil estabelecimentos parceiros, operando em aproximadamente 1.500 cidades brasileiras.

“A consolidação no setor de entregas está se intensificando. Empresas como DoorDash, Uber, Meituan e Prosus estão bem posicionadas para disputar o domínio global, graças à escala, capital e eficiência operacional”, destacou um relatório da Bloomberg Intelligence.

Com a integração, ambas as plataformas buscam ampliar sua base de usuários e criar um ecossistema mais robusto, capaz de reagir à ofensiva internacional e à fragmentação do mercado de entregas e mobilidade no Brasil.