Lançado oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (6), o Volkswagen Tera chegou às concessionárias com força total: o novo SUV compacto da marca vendeu 12 mil unidades em apenas 50 minutos, movimentando cerca de R$ 1,5 bilhão no caixa da montadora. Segundo a Volkswagen, o número representa o maior volume de vendas em um único dia para um lançamento no país.
As 12 mil unidades foram vendidas simultaneamente em mais de 470 revendas da marca no Brasil. Logo de cara, o Tera superou rivais como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, especialmente com a versão topo de linha High, que respondeu por 41% das vendas iniciais. As versões Comfort (28%), MPI (20%) e TSI MT (11%) vieram na sequência.
No configurador online da Volks, o Tera está disponível em preços que variam entre R$ 103.990 e R$ 139.990. No lançamento do mês passado, a Volks chegou a oferecer o modelo a partir de R$ 99.990 em um lote inicial de 999 unidades, mas esse valor foi reajustado em R$ 4 mil após o fim da promoção. O modelo também oferece seis opções de cores, sendo apenas o Preto Ninja sem custo adicional.
Entre os destaques de cada versão, o Tera MPI de entrada conta com seis airbags, painel digital de 8 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A versão TSI MT soma rodas de 16 polegadas e volante multifuncional premium.
O Tera Comfort, com câmbio automático, agrega controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e opção de ar-condicionado digital Climatronic Touch. Já o Tera High traz painel de 10,25 polegadas, rodas de 17 polegadas, carregador de celular por indução e bancos em couro sintético.

Pacotes opcionais também estão disponíveis para a versão High: o Outfit The Town (+R$ 2.300), que inclui teto e detalhes em preto, e o pacote Adas (+R$ 2.839), que adiciona assistentes de direção e alerta de ponto cego.
No conjunto mecânico, o Tera MPI utiliza o motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, alcançando 0 a 100 km/h em 13,8 segundos. Já o TSI traz o 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. As versões Comfort e High contam com câmbio automático de seis marchas e chegam a 184 km/h de velocidade máxima.
Com 4,15 metros de comprimento e 1,78 m de largura, o Tera compartilha a mesma plataforma MQB A0 de Polo e Nivus, com um porta-malas de 350 litros. O consumo varia entre 13,2 km/l e 15 km/l com gasolina, dependendo da versão e do tipo de condução.
Com este desempenho comercial explosivo, o Volkswagen Tera reforça o interesse do mercado brasileiro por SUVs compactos e se posiciona como um novo protagonista do segmento, equilibrando preço, tecnologia e desempenho em todas as suas versões.
Com informações de Dyogo Fagundes / Auto Esporte