O Exército Brasileiro publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31) o edital do concurso para admissão na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2026. São oferecidas 1.125 vagas de nível médio, e as inscrições seguem até 18 de maio, pelo site oficial www.esa.eb.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 95.
Distribuição das vagas e requisitos
Do total de vagas, 1.015 são destinadas à área geral, 80 para a área de saúde e 30 para música. Candidatos de ambos os sexos podem concorrer, desde que tenham no mínimo 17 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula. O limite máximo de idade é de 24 anos para a área geral e 26 anos para as áreas de saúde e música.
Etapas do concurso
O processo seletivo inclui provas objetivas e uma redação, ambas previstas para 28 de setembro. Os candidatos à área de música também passarão por um Exame de Habilitação Musical, conforme sua classificação e os naipes exigidos.
Além disso, os concorrentes passarão por Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física (EAF), Avaliação Psicológica e comprovação dos requisitos necessários para a matrícula.
Classificação e resultados
Os aprovados dentro do número de vagas serão designados para uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), conforme a classificação final e a lista de preferências indicada pelo candidato.
A homologação do resultado final do concurso para os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos 2026/2027 está prevista para até 15 de maio de 2026, conforme estabelecido no edital.