Protesto fecha Terminal do São Cristóvão e cobra reforço no transporte da zona rural de São Luís

Passageiros denunciam redução da frota, ônibus em condições precárias e longas esperas.
Protesto fecha Terminal do São Cristóvão e cobra reforço no transporte da zona rural de São Luís
Moradores da zona rural de São Luís protestam no Terminal do São Cristóvão contra a falta de ônibus (Foto: Juvêncio Martins)

Usuários do transporte coletivo realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (25) e interditaram o Terminal de Integração do São Cristóvão, em São Luís. A manifestação foi organizada por moradores da zona rural da capital, que denunciam a falta de ônibus, a redução da frota e as más condições dos veículos que atendem diversas comunidades.

Participaram do ato moradores das localidades Tajipuru, Mato Grosso, Coquilho, Caracueira e Conceição, que afirmam enfrentar diariamente dificuldades para chegar ao trabalho, à escola e a outros compromissos devido às falhas no serviço de transporte público.

Passageiros denunciam frota insuficiente

Durante o protesto, os manifestantes bloquearam duas entradas do terminal e exibiram cartazes cobrando melhorias no transporte coletivo. Entre as principais reclamações estão ônibus quebrando durante as viagens, veículos circulando sem portas, demora excessiva nas paradas e número insuficiente de coletivos para atender à demanda da região.

A moradora Maria José Ferreira criticou a situação enfrentada pelas comunidades da zona rural.

“A zona rural está abandonada. A Prefeitura abandonou a população daqui e nós só podemos agora lutar pelos nossos direitos. Ninguém aguenta mais”, afirmou.

Manifestação afetou circulação

Com o bloqueio dos acessos ao Terminal do São Cristóvão, passageiros que utilizam o sistema de integração enfrentaram dificuldades para embarcar durante a manhã.

Muitas pessoas precisaram recorrer ao transporte alternativo ou a carros e motocicletas por aplicativo para conseguir chegar aos seus destinos.

Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de São Luís ainda não havia se pronunciado sobre as reivindicações dos moradores nem informado se haverá medidas para atender às demandas apresentadas. O espaço segue aberto para manifestação da administração municipal.